Pesquisadores aumentam índice de prenhez do gado

Estudo foi feito na Argentina

BATANEWS/AGROLINK/LEONARDO GOTTEMS


Imagem: Pixabay

.

Para aumentar a produtividade dos rebanhos e garantir a sustentabilidade do sistema, os técnicos da Estação Experimental Agropecuária do  Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (INTA), no leste de Santiago del Estero, recomendam a organização do rebanho, o planejamento forrageiro e o bom manejo sanitário e reprodutivo como ferramenta estratégica, segundo indica publicação do INTA Informa.

Segundo Úrsula Wolf, pesquisadora de Produção Animal daquela unidade do INTA, “em geral, há poucas informações sobre como intensificar a atividade, em uma região com diversas condicionantes ambientais”. E acrescentou: “a chave do sucesso é conseguir o maior número de bezerros por ano, para o que é preciso organizar o rodeio, planejar o fornecimento de forragem e fazer um bom manejo sanitário”.

E essas mesmas recomendações foram aplicadas no estabelecimento La Blanca. Lá, os técnicos e produtores do INTA, após dois anos de trabalho, conseguiram melhorar os índices de produção em 20%. Rubén Ángel Don é pecuarista e, em cerca de 1.600 hectares, dedica-se à criação de animais. “Nosso principal problema era a baixa prenhez das vacas, em anos bons atingíamos 60% e em anos ruins não passávamos de 40%”, apontou e garantiu: “Só ordenando o rebanho e ajustando as práticas de manejo, no no ano passado, a taxa de gravidez chegou a 83%”.

“Do INTA, acompanhamos o estabelecimento com algumas recomendações que implicaram uma mudança na forma de manuseamento”, disse Wolf e esclareceu: “Começamos pelo estacionamento do serviço, usamos a condição corporal como ferramenta para tomar decisões de manejo e montamos lotes por categoria de animais.”